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Este blog tem como objetivo facilitar o rastreamento de citações disponíveis em diversas literaturas nacionais e estrangeiras. A elaboração e formatação de um trabalho acadêmico exige uma série de aspectos textuais que visam a adequação e qualificação para sua submissão, validação e publicação. Entre estas exigências encontramos a Fundamentação Teórica e as Referências Bibliográficas.

De acordo com Pinto et al (2013, p. 3), “o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis para a construção de sua autonomia intelectual e social”. 

PINTO, Antonio Sávio da Silva et al. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena: estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista Ciências da Educação, ano XV, v. 2, n. 29, p.67–79, dez. 2013.

Mediante isto temos como pontos positivos, no rastreamento de ideias, que os alunos e pesquisadores envolvidos encontrem facilidade no desenvolvimento de habilidades, mediante ferramentas colaborativas que removam as barreiras espaciais e potenciais de interatividade.

A Fundamentação Teórica, também chamada de referencial teórico, abordagem teórica, embasamento teórico,  revisão de literatura, revisão bibliográfica, referencial bibliográfico entre outros, é uma metodologia de embasamento das ideias de outros autores em meio aos aspectos teóricos de um trabalho acadêmico.

De acordo com Mello (2006, p. 86), “a fundamentação teórica apresentada deve servir de base para a análise e interpretação dos dados coletados na fase de elaboração do relatório final. Dessa forma, os dados apresentados devem ser interpretados à luz das teorias existentes”.

MELLO, Carlos Henrique Pereira. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson, 2006.

Para Carvalho (2010) o surgimento dos avanços tecnológicos proporcionou ao aluno uma expectativa diferente, de apoio à educação e aprendizagem, principalmente em EaD.

CARVALHO, Rafael Nink de. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Fóruns de discussão numa perspectiva sócio-interacionista. Porto Velho: 2010. 

Para Morais e Santos (2009), a educação tem um papel crucial na chamada “sociedade tecnológica”, pois é unicamente por meio da educação que teremos condições, enquanto indivíduos, de compreender e de se situar na sociedade contemporânea, sendo sujeitos ativos e responsáveis, desde que as novas tecnologias sejam compreendidas como elementos mediadores para a construção de uma nova representação da sociedade.

MORAIS, R. de A.; SANTOS, G. L. Educação e sociedade tecnológica. In: SUZUKI, Juliana Telles Faria; RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologias em educação: pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Um conjunto de ideias e ações articuladas rumo à materialização de respostas às necessidades sociais, a gestão como dinâmica de criação, inovação e intervenção social e a formação de professores como preparação através de múltiplos tipos de conhecimentos para o enfrentamento do indivíduo e da sociedade frente à realidade vivenciada e a ser vivida. (MOREIRA; KRAMER 2007, p.125).

MOREIRA, A. F. B e KRAMER, S. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 1037-1057.






Desta forma Libâneo (2011, p 56) enfatiza que: os vínculos entre práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se consideravelmente no mundo contemporâneo, ao menos, por duas razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações, portanto, novas exigências educacionais.


LIBÂNEO, J.C. Adeus professor adeus professora?. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.102p.





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